09 janeiro, 2010

Sinopse de um futuro conto...


Rita, Jennifer, Luisa, Eduardo, Filipe, Anne, e Edgar são as personagens principais desta história. Amigos entre si, de longa data, costumam sair para se divertirem, esquecerem um pouco da rotina e seus problemas. Possuem costumes, modos próprios que os diferenciam uns dos outros, mesmo assim, costumam se entender bem e se ajudam entre si.
Jennifer tem dezenove anos, pensa que um de seus maiores problemas é a inconstância. Sua mãe é suíça e seu pai brasileiro, eles se conheceram durante uma viagem – inicialmente a trabalho – feita pelo pai de Jennifer à Suíça, que acabou ficando por lá dois anos. Depois deste tempo eles voltam ao Brasil, já casados e alguns meses depois nasce Klaus, irmão cinco anos mais velho de Jennifer. Até os dezoito anos ela morou no sul, na casa de seus pais, mas começa a se sentir controlada pelos mesmos e decidi ir para São Paulo, sozinha, com o pretexto de estudar e trabalhar, mesmo contra a vontade dos pais. Entretanto, alguns meses após sua chegada a metrópole seus cabelos louros começam a perder o brilho de antes e ao redor de seus olhos azuis formam-se círculos arroxeados, à medida que ela vai se viciando em drogas.
Luisa, que tem vinte e um anos, nasceu e cresceu na metrópole paulista – assim como Rita, Eduardo, Anne e Filipe – sob os cuidados de sua mãe – amiga da mãe de Rita; trabalha numa grande rede de livrarias, no editorial de um jornal além de estudar jornalismo. No momento presente do conto, divide um apartamento com a amiga de infância Anne, dois anos mais velha e que também estuda jornalismo.
Filipe, da mesma idade de Anne, trabalha em um supermercado e mora numa república, local no qual Jennifer morava antes de ir para a quitinete – que pertencia a Anne e sua ex-namorada. Costuma tocar algumas noites em uns barzinhos ou pequenas casas de show. Inclusive foi tocando na casa de shows do primo de Eduardo que os dois se conheceram e tornaram-se amigos.
Eduardo apesar de ter vinte e cinco anos, já ser formado e ter um trabalho mais estável, mora com os pais, que sempre o apoiaram em suas decisões. Estudou desde o final do ginásio até o término do colegial no mesmo colégio de Rita e Edgar – além de morar perto da casa dos pais de Rita. Em certos pontos era o mais estável de todos.
Edgar, vinte e um, desde criança estudou com Rita, sempre foram grandes amigos, ela fora a primeira pessoa para qual ele teve coragem de se assumir como homossexual. No momento presente da história, mora com Leonardo, um grande amigo que conhecera.
Por último, mas não menos importante, há Rita. Um ano mais nova do que Edgar, tem um pouco de cada um em si. Se identifica com todos em alguma característica. Sempre quando esta a pensar em algo que realmente a intrigue, acende um cigarro e fuma-o sem pressa alguma. Morou com seus pais até os dezenove anos, quando já tinha algum dinheiro suficiente para manter uma vida sozinha, mesmo que modesta. Gostava da companhia dos outros, embora às vezes precisasse ficar só por horas e horas em seu apartamento, com seus cds, livros, filmes, chás – como qualquer outro ser humano. Seus cabelos eram negros e seus olhos castanhos. Gostava de falar com as pessoas olhando bem no fundo de seus olhos; relacionava-se com outros seres humanos fazendo uso do substantivo confiança. Estudava e trabalha. E também dispensava algumas horas recontando as histórias de sua avó, durante a ditadura militar – período em que gostaria de ter vivido.
Como personagens secundários temos Elis que é a avó tão falada de Rita; Leonardo, amigo com o qual Edgar divide o apartamento; Maísa, atual namorada de Anne; Soraia, amiga de Jennifer; Maira, Arnaldo, Juliano, Anita, Cláudio e Armando, amigos de Elis. Os pais de Jennifer, Luciano e Steffi; Mauricio amigo de Rita, Luisa e Anne.
A história acontece em São Paulo, no ano de 2006 no tempo presente; entretanto, acontecem vários flashbacks da época da ditadura militar, da vida de alguns deles alguns anos atrás, de algumas situações presenciadas e até mesmo de como eles se conheceram exatamente.
É narrada em terceira pessoa, com narrador onisciente, porém em alguns flashbacks, há a presença do narrador em primeira pessoa.
A história acontece baseada na tentativa deles de ajudar Jennifer a se recuperar, paralelamente com o desenrolar de algumas coisas incertas do passado de Elis que interferem de algum modo na vida de Rita, além das mudanças cotidianas que ocorrem com as personagens principais, relacionadas a trabalho e a vida afetiva, a mudança de cidade que Filipe fará e a morte de determinados personagens.

Nenhum comentário:

Postar um comentário